Ex-estrategista de Trump, Steve Bannon diz ter '5 ou 6 alternativas' para presidente concorrer a 3º mandato
15/04/2025
(Foto: Reprodução) 'Na tarde de 20 de janeiro de 2029, Donald Trump será o presidente em seu terceiro mandato', afirmou Bannon a jornalistas. Limite de dois mandatos para os presidentes dos Estados Unidos é estabelecido pela Constituição. Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump
Reuters
Steve Bannon, ex-estrategista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está trabalhando em "cinco ou seis alternativas diferentes" que permitiriam ao republicano concorrer a um terceiro mandato em 2028, durante uma entrevista a jornalistas em uma convenção do partido na Carolina do Sul, nesta segunda-feira (14).
"Eu não falei que vamos mudar a Constituição. Estamos trabalhando em cinco ou seis alternativas para que o presidente Trump possa concorrer de novo à Presidência e, de verdade, acho que quatro ou cinco delas vão funcionar. E, como eu continuo a dizer, na tarde de 20 de janeiro de 2029, Donald Trump será o presidente em seu terceiro mandato", afirmou.
Initial plugin text
A 22ª Emenda da Constituição dos EUA afirma que nenhum presidente pode servir mais de dois mandatos. No entanto, em dezembro, em seu podcast, Bannon já havia sugerido que isso poderia se aplicar só a mandatos consecutivos, uma opinião que foi rejeitada por especialistas jurídicos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Bannon atuou como estrategista-chefe da Casa Branca de Trump durante seu primeiro mandato, de janeiro a agosto de 2017, antes de lançar seu podcast War Room, popular entre o público conservador.
Em 2024, Bannon cumpriu quatro meses de prisão após ser condenado por duas acusações de desacato ao Congresso, após se recusar a testemunhar perante um comitê da Câmara que investigava a rebelião no Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
No dia 20 de fevereiro, ao discursar em evento conservador, Bannon criou polêmica ao fazer um gesto que se assemelha a uma saudação nazista.
Trump já afirmou estar buscando terceiro mandato
No dia 30 de março, em entrevista à emissora americana NBC, o próprio Trump falou em "métodos" para alcançar um terceiro mandato.
O bilionário de 78 anos já havia afirmado diversas vezes que poderia tentar um terceiro mandato, mas as declarações foram as mais concretas até o momento.
"Não estou brincando. Existem métodos pelos quais isso pode ser feito", disse ele na ligação.
LEIA TAMBÉM:
SANDRA COHEN: por que, ao contrário do que Trump afirma, ele não pode concorrer a um terceiro mandato?
Trump quer 3º mandato: as táticas citadas por aliados do presidente dos EUA para 'driblar' a Constituição
Depois das declarações do presidente, Pam Bondi, procuradora-geral dos Estados Unidos, opinou sobre o tema e afirmou que seria "muito difícil" para Donald Trump encontrar um caminho legal para concorrer a um terceiro mandato como presidente.
"Gostaria de tê-lo como presidente por 20 anos, mas acho que isso vai acabar depois deste mandato", disse ela à Fox News.
Trump escolheu Pam Bondi para comandar o Departamento de Justiça
Alex Brandon/AP
A Constituição dos EUA foi emendada em 1947 para estabelecer um limite de dois mandatos para presidentes, logo após a morte de Franklin Roosevelt, no início de seu quarto mandato na Casa Branca.
Mas as emendas constitucionais exigem a aprovação de dois terços de ambas as casas do Congresso, bem como a ratificação de três quartos dos 50 estados, algo que os analistas políticos consideram extremamente improvável.
"Essa é realmente a única maneira de fazer isso", disse Bondi. "Seria muito difícil".
Opositores de Trump protestam em todo os EUA e outros países